GNU – Projeto Despertar

GNU- Projeto Despertar


O projeto já tem mais de 10 anos de execução; desconhecido pela maior parte da população do Bairro Bela Vista, não pode mais ser escondido. Novidades foram introduzidas para o despertar de 2011. Voltado para crianças, entre 5 e 8 anos, com apoio de professores de educação física e de pedagogos, a iniciativa procura dar aos nossos pimpolhos alternativa para fugir da obesidade, do domínio da televisão — lâmpada falante que encanta e paralisa os incautos e mentes desocupadas — e, agora, da tirania do computador.


O planejamento é simples: associa o aspecto lúdico dos jogos e das atividades esportivas desenvolvidas durante a semana, com a infraestrutura existente no GNU — Sede Alto Petrópolis. O método procura formar, para o futuro, a mentalidade da criança de hoje. Torna o esporte atividade essencial à sua vida, à sua saúde e desenvolve relações harmoniosas com outros membros da sua tribo.


Na nova sede, sala ampla, moderna, cercada de ar puro, verdes e boas energias, dá gosto acompanhar as travessuras estimuladas ou desenvolvidas pela espontaneidade de todos, alunos e mestres. Não se procura formar atletas e nem se enaltece o aspecto competitivo do esporte, apenas é método de apoio, de treinamento, de disciplina e planejamento. Encontramos duas faixas etárias, adequação própria para cada turma. De 5 a 6 anos, a programação difere da ministrada para alunos entre 7 e 8 anos. Pela declaração dos professores, com especialização em pedagogia e educação física, trabalho em equipe, os nossos pimpolhos são estimulados, através das narrativas históricas a usar a imaginação. Não apenas escutam o que é apresentado pelos mestres, mas também, eles devem trazer as próprias experiências, desenvolver suas próprias raízes.
O processo, moderno na concepção, permite uma aproximação mais rápida à psique infantil, mesmo crianças problemáticas, com maior facilidade são trazidas para atuar e interagir no grupo. É importante estimular também o hábito da leitura, algo que não é apresentado em currículos usuais. A existência da biblioteca no GNU poderá facilitar e mesmo estimular os garotos e garotas, nos hábitos saudáveis do aprendizado. Quanto a hábitos alimentares saudáveis, nas merendas é pedido que os pais incluam mais frutas, iogurte e sanduíches naturais, evitando doces, bolachas e

misturas com excesso de calorias. Ponto ainda a ser melhor trabalhado. Para o ano de 2011, no esporte, a ênfase ficará com o basquete, a natação e a esgrima. Cada aluno terá oportunidade de aprender os rudimentos de cada esporte A atividade física, essencial ao futuro de cada indivíduo, será uma das ferramentas usadas para disciplinar, orientar e até moldar a personalidade das crianças, algo essencial a uma boa existência como adulto no futuro. Bem-vindo ao Bairro Bela Vista, Projeto Despertar do GNU.

Felipe Daiello
Autor de “Palavras ao Vento” e ‘Onde Estão os Tubarões?’
Editora AGE

Patrocínios:

Compartilhe