Cap Cod. Massachutts

Cap Cod. Massachusetts

site :

A faixa estreita de Cap Cod, agora parque nacional, fecha a baia de Massachusetts, onde se localizam as históricas cidades de Boston e de Plymouth. Ferry liga Boston a Provincetown, bem na ponta da península de Cap Code, local onde os peregrinos teriam feito, em 1620, o primeiro desembarque.

Desde Plymouth até Cap Cod encontramos 12 faróis. São belos nos horizontes das fotos.

A região de Cap Code, junto com a ilha de Nantucket e Marthas Vineyard, são locais de veraneio. A família Kennedy possui refúgio em Cap Cod, mas o presidente Obama prefere Marthas Vineyard. Os famosos estão escondidos e protegidos dos olhos dos turistas e bisbilhoteiros, não tente chegar perto.

Em toda parte nomes indígenas recordam tribos dizimadas pelas doenças dos brancos por primeiro e depois nas lutas travadas para manter as suas terras e reservas de caça.

Massasoit, o chefe dos Wampanoags, teve atitude amistosa com os puritanos chegados em véspera de inverno rigoroso. Para eliminar a fome que liquidaria a colônia, deslocou um bando de perus para o acampamento.

Até hoje, os americanos recordam a data comendo perús no Dia do Agradecimento.

Em Plymouth encontramos os vestígios e as marcas dos pioneiros: moinho, fonte de água, casas do período, pontos de desembarque. Recordação de uma quase tragédia.

Em Cole Hill, pequena colina, aparece sarcófago onde estariam colocados os restos dos falecidos durante o primeiro inverno. Para enganar os índios, os enterros eram feitos a noite e depois pés de milho eram plantados para encobrir os túmulos.

Os indígenas não poderiam detectar o enfraquecimento da colônia. O Mayflower trouxe 102 colonos e 34 tripulantes. Aliás, foram os índios que ensinaram aos brancos como usar o peixe como adubo para melhorar a colheita do milho. Dois peixes por cova.

O primeiro forte construído recorda o nome de Myles Standish, soldado responsável pela segurança: no local encontramos o primeiro cemitério estabelecido na Nova Terra.

O rigor dos puritanos era tão excessivo, mesmo tendo vindo em busca de liberdade religiosa, que no futuro colonos dissidentes foram para outros locais em busca da liberdade tão exigida.

Em Boston, nos meados do século XVII, durante anos, os festejos do Natal foram proibidos sob a lei. Causavam tumultos excessivos que o legislador procurava coibir.

As tradições inglesas ficavam pé na Nova Inglaterra, até hoje os locais além de falaram o inglês mais castiço dos USA, permanecem fiéis à sua origem. Retorno ao passado.

É preciso tempo para circular por Cap Cod, o método mais rápido é pelo ferry de Phymouth. Reserva ecológica, apresenta além de bons restaurantes, bons spas, locais de preservação ecológica, bons locais de pesca, mas atenção, devido as colônias de focas, os tubarões brancos também são turistas atraídos pelo verão e pela abundância de comida.

Passeios de barcos para pescar ou mesmo para observar baleias e golfinhos são outra atração. Aproveite a oportunidade.

Patrocínio:

Compartilhe