Ilha Formosa.Cenário de Surpresas

O cenário da costa nordeste de Taiwan é surpreendente. O trajeto de Keelung até o Parque Geotérmico surpreende pelas vilas de pescadores, pelos pequenos mercados, pelas grutas e pelos oratórios ao longo das encruzilhadas.

—É região de fontes térmicas, de passeios ecológicos e de trilhas selvagens. Temos muito para mostrar aos turistas – afirmações do meu guia. Fluente até mesmo no inglês primário falado no local, na dúvida usava o tablete para apresentar a sua versão e mesmo a descrição das maravilhas. Soft moderno.

Até o ponto extremo do percurso, até o Fugui Cape com o seu farol, o trabalho do mar, das ondas modeladoras, do vento e da chuva surgem em detalhes e cores espetaculares. A região exposta inclusive à fúria dos tufões que surgem inclementes do nada, mostra o que milênios da ação da natureza podem produzir.

O Parque Geotérmico de Yeliou não pode ser esquecido na viagem.

Junto a museu oceanográfico, do aquário perto de mercado local de pescado, Yeliou é imperdível; circular pelo parque permite visualizar camadas de lava, entremeadas por calcário e outros sedimentos, fosseis de estrela do mar, incrustadas nas rochas, mostram o efeito da modelagem dos séculos.

As pequenas praias, algumas manchas de areia, são perigosas mesmo para conhecedores. As ondas violentas capturam os descuidados. Distantes faróis são guardiões e vigias amigos, não podemos esquecer os perigos.

Rochas esculpidas, formas estranhas, enigmas na pedra são mistérios. É preciso interpretar os desígnios da mãe natureza.

—Veja o sapato da Cinderela! Ali está o Chapéu da Rainha! Os cogumelos têm cores estranhas! – eram as interjeições que ouvíamos.

As cores variando do escuro negro até o amarelo-ocre alternavam-se à medida que os raios de sol incidiam na paisagem. O que vemos pela manhã é tão diferente do que surge no meio da tarde.

Pelo interior aparecem vulcões ativos; as fumarolas, o vapor acre, as fontes térmicas são os efeitos visíveis.

Instalações adequadas, spas, estão surgindo para atrair frequentadores, turistas e apreciadores da natureza.

—A cultura das fontes termais, dos efeitos curativos, da melhora da saúde, da cura e prevenção de moléstias é algo novo em Taiwan – o meu motorista e guia conseguia dar informações não muito claras e às vezes ambíguas no seu péssimo inglês.

Na direção de Shalun Beach, passando por diversos faróis, por antigo forte espanhol, construído em 1629, capturado depois pelos holandeses, surgem ruínas de tijolos vermelhos; agora é outro museu. As lutas religiosas e econômicas entre as potências europeias chegaram até Formosa.

No retorno para o porto de Keelung, passando por Zhongzheng Park, onde antigo templo budista reverencia o passado com suas estruturas gigantes, pode-se tocar o tradicional sino, seu badalo é acionado por êmbolo externo, rito seguido por todos os turistas. É local para uma boa vista panorâmica da cidade de Keelung e do porto. Fotos em ação.

Havendo tempo, agora o destino nos leva para o Badouzih Coastal Park, com suas estranhas formações rochosas. É preciso muita imaginação para interpretar o que a natureza levou tanto tempo para modelar e para pintar.

No local encontramos ruínas de forte holandês, os donos da região até 1662, quando foram expulsos por associação de piratas e pescadores chineses. Formosa ligava-se de modo permanente ao Império do Meio. Começava estágio de atraso e de esquecimentos. O Imperador não tinha interesse por local distante, pleno de pântanos e com rudes trabalhadores.

Ao longo do trajeto, em pequenas piscinas, escavadas nas rochas, os habitantes locais nadam em água mais do que gelada. Hábito de séculos.

No percurso é possível visualizar o trabalho artístico da mãe natureza. A diferença entre o solo calcário e a rocha vulcânica fornece os matizes que o pincel supremo usou.

O que encontramos de pequenas vilas de pescadores, os ancoradouros, os mercados e os restaurantes locais impressionam pelo número e pelas reduzidas dimensões de tudo. A estrada é boa, mas estreita e sem acostamento. É preciso atenção.

A ilhota de Heping, ao longe, indica local de reserva de pássaros, santuário para a preservação de espécies. O turismo recém encontra o seu lugar em Taiwan. Precisamos retornar.

Patrocínio:

detalhesdetalhesdetalhesdetalhes

Compartilhe