Mercados Antigos de Shangai. Negócios da China

Perto do Yuyuan Garden, clássico jardim dos anos 1577, com lagos, peixes, locais de meditação e de descanso, na parte antiga da cidade, encontraremos o mercado mais tradicional de Shangai.

Restaurantes com comidas populares estão distribuídos por ruas sempre cheias de passantes. Os turistas chineses agora são maioria. Disciplinados seguem os guias de modo exemplar. O país tem muito para mostrar, após tantos anos de mistérios, de fechamento e mesmo de dificuldades de acesso; agora antigos enigmas podem ser desvendados.

Aparício Torelly, Barão de Itararé, dizia :

“Negócio da China é todo o bom negócio para o qual não fomos convidados”.

Aqui é necessário atenção, saber o que queremos comprar, verificar a qualidade e depois ter curso internacional de negociação. Importante ter ideia real do valor do nosso objetivo.

O mercado de Yuyuan Garden, um dos tantos pontos de vendas de rua em Shangai, possui as suas peculiaridades. As lojas são pequenas, muitas estão escondidas em ruelas, onde se chega após insistentes pedidos das vendedoras de rua, ou seriam agenciadoras clandestinas.

Nada comparável com o “Mercado de Pérolas de Beijing”, mas mesmo assim é possível adquirir pérolas, todas as cores, formatos e dimensões possíveis, roupas esportivas, T-shirts com desenhos orientais típicos, artigos de jade e mesmo joias e enfeites de ouros nas lojas principais. Em vitrines bem iluminadas, o animal signo do ano chinês aparece em todas as posições e preços. Artigos de jade, a pedra da felicidade para eles, alcançam valores astronômicos. Para um ocidental fica difícil saber o valor real de cada peça, de cada pedra. No Brasil não damos valor ao jade.

Relógios de marcas desconhecidas, genéricos de grifes, anéis com pedras semipreciosas, são outras tentações.

Em alfaiatarias, melhor localizadas, é possível adquirir enxoval por preços magníficos. Se preferir algo moderno, corte de moda; Armani para os homens, o preço ainda elevado, compensa a qualidade adquirida para todo o enxoval. As mulheres devem enlouquecer, de preferência fuja das tentações.

Depois, por curiosidade, nada melhor, a degustação de um típico produto chinês, oDim Sum (bolinho cozido), feito segundo a tradição local desde a preparação e oesmagamento do arroz. Estranho o sabor. O baixo preço compensa a espera nas filas.

Se estiveres interessado em comprar artigos de seda, legítimos, é importante entrar em loja especializada. O problema éser obrigado a escutar todo o processo de fabricação, a verificar a qualidade dos artigos e depois de uma lavagem cerebral,obrigados a comprar.

Patrocínio:

detalhesdetalhesdetalhesdetalhes

Compartilhe

6 respostas para “Mercados Antigos de Shangai. Negócios da China”

  1. Pingback: cialis india
  2. Pingback: buy erection pills

Os comentários estão desativados.