Dom Pedro II.Majestade Imperial e Defensor Perpétuo do Brasil. O Imperador Viajante

Dom Pedro II.Majestade Imperial.Imperador Viajante

Dom Pedro II. Majestade Imperial e Defensor Perpétuo do Brasil. O Imperador viajante

O nosso segundo Imperador, no Brasil, não tem o seu valor reconhecido como pessoa, como agente político, como intelectual, como poliglota e homem que, nas viagens, além de divulgar a sua nação, procurava estar ao par do desenvolvimento tecnológico em curso no mundo da sua época.

Com a renúncia do pai, pois Dom Pedro I assume o trono em Portugal, com 5 anos é declarado Imperador do Brasil, posto que só assume com sua maioridade declarada aos 14 anos. Sua educação o preparou para o bom desempenho das suas funções. Apesar das dificuldades, dos conflitos e das revoluções como a Guerra Contra Rosas, a Guerra do Uruguai, as confusões Cisplatinas e Guerra contra o Paraguai, manteve a integridade do país.

Desde cedo, talvez pela ausência dos pais, adota ritmo de aprendizado exaustivo. Órfão de pai aos 9 anos, já perdera a mãe logo depois do nascimento. Um apaixonado por livros, pela ciência, pela cultura, pela literatura e por línguas.

“Nasci para consagrar-me às letras e às ciências”

Forma personalidade que o tornará excelente administrador no futuro. Adota a política do mérito e da moralidade na escolha dos funcionários. Exige que os políticos trabalhem 8 horas por dia. Ele mesmo, incansável, tem jornadas das 7horas da manhã às 2 horas da madrugada. Veste-se com roupas simples, escuras. Elimina as festas e os saraus. Não aceita o aumento do seu estipêndio anual. O traje imperial só é usado nas aberturas da Assembleia Nacional. A roupa de gala só em solenidades. Vida espartana para um imperador.

“Considero que despesa inútil do Governo é furto à Nação”

No início inseguro, de pouca fala, aos poucos, domina as intrigas palacianas, controla as disputas políticas e como Monarca Constitucional exerce o poder moderador entre os partidos Conservador e Liberal. Controla e evita crises. Defensor dos direitos civis, estabelece audiências públicas onde escuta as petições de todos, inclusive de escravos.

“A política não é para mim senão o duro cumprimento do dever.”

Mesmo contra a escravidão, não tinha poderes para acabar com a chaga social, dependia das decisões da Assembleia Nacional. Mas em 1850,atua, sobre pressão do Reino Unido, na assinatura do Tratado que acaba com tráfico de escravos. A guerra do Paraguai atrasa as tratativas políticas. Só em 1871 teremos a Lei do Ventre Livre. A última etapa ocorre em 1888,com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Izabel. Data que o Brasil não pode deletar.

Em 1859, viaja pelas províncias do Norte e Nordeste. Foi uma das excursões efetuadas pelo seu Brasil. Escuta e é ovacionado pelo povo. Alto, com 1,90 m de altura, loiro, olhos azuis, tem porte magistral e carisma imperial. Representa a estabilidade política essencial para o desenvolvimento do Brazil. Cria o sentimento de identidade nacional brasileira. Dom Pedro II consolida a nossa Independência.

“Jurei a Constituição, mas mesmo que não a jurasse, seria ela para mim uma segunda religião”

Erudito, patrocina a educação, a arte e a cultura, Cria o colégio D. Pedro II, como modelo para o ensino. Desenvolve a pesquisa histórica; funda a Academia de Música e de Ópera. Apaixonado pela fotografia, deixa nos seus arquivos fotos históricas para a posteridade. Até a astronomia o atraia, instala no Rio de Janeiro o nosso primeiro e primitivo planetário.

Excelente cavaleiro, durante o conflito com Solano Lopes, com o cerco às tropas paraguaias em Uruguaiana, desloca-se por mar até Laguna. Depois, a cavalo, passando por Torres, no norte do Rio Grande do Sul, sua direção é a das fronteiras invadidas. Irá presenciar a rendição das tropas do General Estigarribia para o exército imperial, Apesar da recusa da Assembleia Nacional, decide ir ao local do conflito como Voluntário da Pátria. Sua atuação como estrategista, como diplomata e incentivador à atuação das tropas,é notável.

“Lutarei até a morte, até o último soldado” – as palavras do General paraguaio Estigarribia eram recordadas, quando sem disparar os seus canhões, entrega a praça ocupada para o jovem imperador. As fronteiras do Brasil eram resgatadas, Começaria o lento e sangrento ataque até Assunção e até a morte de Solano Lopes.

A passagem pelo Rio Grande, fica registrada pela contribuição feita pelo monarca para a ampliação da histórica Igreja de São Pedro em Torres. O ano era o de 1865,os anais e a tradição recordam o gesto. Depois da Revolta dos Farrapos, ocorrida durante a sua Regência, a Província estava ainda em situação de anarquia e de recuperação.

Durante os 5 anos do conflito, de 1865 a 1870, incansável a sua atuação na organização das tropas, na aquisição dos equipamentos, na aquisição dos navios de guerra para vencer o bloqueio naval do Paraguai. Não cede as pressões do embaixador inglês Christie e rompe relações com o Império Britânico da Rainha Vitoria. Prepara e fortifica a costa brasileira contra possível ataque da Inglaterra, Inflexível, vence a contenda e recebe depois as desculpas do novo embaixador inglês. Como resultado os encouraçados encomendados pelo Paraguai serão entregues ao Brasil. Sob comando do Almirante Barroso serão vitais na vitória final. O Império do Brasil começa a ser notado pelo mundo. Surge o estadista.

A vitória cobra o seu preço, 50.000 soldados mortos, dívidas correspondentes a 11 vezes as receitas imperiais, no entanto ressurge um gigante na América do Sul, A era dourada do Império permite em 10 anos pagar a dívida de guerra. O Brasil e seu imperador são notícias nos jornais e na mídia, Expansão nos portos, construção de ferrovias, aumento na produção e na exportação do café.

D. Pedro II administra uma Monarquia Parlamentarista seguindo a Constituição,é o poder moderador entre Conservadores e Liberais. Trabalhador compulsivo, austero, usa roupas comuns, evita os excessos da corte, A partir de 1871,começa a fase do repouso e das viagens internacionais. Até 1876, serão duas longas etapas. Sua filha, a Princesa Izabel, como regente vai permanecer quase três anos como a sua substituta oficial. Surge o poliglota e o cientista.

Durante mais de ano, viaja pela Europa. Onde visita o túmulo da sua filha Leopoldina, falecida em Viena e reencontra sua madrasta que vivia em Lisboa. Impressiona pelo seu saber e faz amizades com pessoas importantes. Metódico registra em diários, em cartas, os roteiros, os detalhes e as suas observações, tudo acompanhado de fotos. Depois de Londres, da Bélgica, da Alemanha, da Áustria, da Itália, vai para o Egito, para a Grécia, para a Suíça e a seguir para a França. Fluente em inglês, em francês, em alemão, em espanhol, em italiano, ao todo podia se comunicar em 16 línguas, incluindo o árabe, o grego, o hebraico, o latim e o provençal. O chinês e até o sânscrito eram possibilidades na comunicação. Um prodígio reconhecido por todos. Só retorna ao Brasil em 1872.

Em 1876,visita os Estados Unidos e o Canadá. Nova York, Toronto. Nova Orleans, São Francisco são percorridas. Mas na Filadélfia tem aclamação e reconhecimento Mundial. Durante a Feira Internacional do Centenário da Independência Americana é considerado a pessoa mais importante. Os jornais da época são pródigos nos elogios. Thomas Edison e Grahan Bell, Morse entram na sua relação de amigos. Participa das experiências de Bell no lançamento do protótipo do telefone.

“Ele fala” – seriam suas palavras ao constatar a possibilidade de comunicação à distância.

Na sua volta ao Brasil, em setembro de 1877, toma providências para o Brasil ser um dos primeiros a usar a nova tecnologia. Numa abertura para a Europa, o Brasil participa da Feira de Londres (1862), da Feira de Paris(1867) e da Feira de Viena(1873).

“Alívio e liberdade é o meu lema”-era sua resposta quando reclamavam da sua ausência

O Imperador nas viagens pagava, do próprio bolso, as despesas quando não em missão imperial. Hospeda-se em hotéis simples. Sempre fazendo propaganda do Brasil que servia e amava.

“Nada devo e quando contraio uma dívida, cuido logo de pagá-la e a escrituração da minha casa pode ser examinada a qualquer hora.”

Em Washington bem mais tarde, tive oportunidade de ver a remontagem da feira, quando foi possível constatar a veracidade de fatos ocorridos 100 anos antes. A participação do nosso Dom Pedro II, confirma o seu perfil de estadista.

Como homem de visão percebe a importância dos novos inventos tecnológicos para o desenvolvimento do país. Um novo fã entra na lista.

Depois da América do Norte, ainda em 1776,cruza o Atlântico e retorna à Europa. No roteiro: Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Império Otomano e Grécia. Depois, Terra Santa, Egito, Itália, Áustria, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Países Baixos e Suíça. Participa da inauguração dos Festivais Wagnerianos em Bayreuth junto com outros imperadores e reis da Europa. Quando não está em missão oficial, hospeda-se como Pedro de Alcântara, procura escapar da curiosidade da imprensa. Numa visita a Karlovy Vary, estação de águas famosa na Tchecolosváquia, descobri a sua passagem, apenas não foi possível encontrar o hotel de permanência, mas não foi no famoso Hotel Pupp.

No Oriente Médio, atenção especial para a Terra Santa, o Egito e Líbano. Dessa excursão resulta as múmias que podemos ver nos museus brasileiros, bem como a vinda dos sírios libaneses como emigrantes. Na realidade eram cristãos maronitas fugindo das perseguições religiosas do Império Otomano. Na maioria adaptam-se muito bem a uma sociedade que estava recebendo imigrantes de diversas regiões da Europa. Os contatos do nosso Imperador eram vitais para a vida, para o sangue novo, essencial, para o Brasil sair da fase agrícola e escravagista. Dom Pedro pensava no Brasil para o século XX.

Nas cartas, nos relatórios, nos diários, aparecem famosos e intelectuais. Charles Darwin, Victor Hugo, Wagner, Pasteur, Grahan Bell, Nietzsche, Charcot, Longfellow o poeta americano de Evangeline. Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Frédéric Mistral, Alexandre Manzini e James Fletcher são outros notáveis nas relações.

O único pecado, talvez por falta de professores na arte da economia, pela formação humanista e pouco monetarista, foi a falta de apoio ao Barão de Mauá durante a corrida ocorrida ao seu banco em Montevideo. A derrocada do maior investidor do Brasil, um possível Rockfeller brasileiro, impediu o nosso crescimento industrial. Perdemos a oportunidade de correr ao lado dos americanos no plano mundial.

Infeliz no campo familiar, perdeu seus herdeiros masculinos ainda crianças. Seu casamento por procuração com princesa siciliana foi decepção A fotografia enviada no medalhão escondia a realidade. Sua noiva não era bonita, baixa, um pouco gorda e coxa. Como Imperador assumiu responsabilidade não aceita como homem. Teria dito para sua mãe de criação:

“Fui enganado, Dadama.”

Sua terceira viagem para a Europa foi para tratar da saúde, estava cansado, fraco, descrente da continuação do seu Império. Mesmo permitido pela Constituição, o Brasil não aceitaria uma mulher como Imperadora, ainda mais casada com estrangeiro. As fotos mostram o que pagara em saúde para exercer as suas funções. Mesmo na filatelia podemos ver nos selos a evolução da sua imagem, Barba preta e barba branca, evoluindo na sua fisionomia.

Não reage ao golpe de 1889,às ideias dos militares e dos jovens políticos de uma República Positivista e Centralista, onde os direitos civis não teriam a mesma salvaguarda de uma Monarquia Constitucional e Moderadora.

“Se assim for será a minha aposentadoria. Já trabalhei muito e estou cansado. Irei então descansar”

Parte para o exílio, onde vive triste, sem recursos, em hotéis modestos. Sua esposa morre logo depois em Lisboa, Em 1991, falece em Paris, onde recebe honras de estadista, Fato escondido no Brasil do Marechal Floriano Peixoto, vice-presidente do Marechal Deodoro da Fonseca, militar afastado do poder pelo seu companheiro.

“Deus que me conceda estes últimos desejos – Paz e Prosperidade para o Brasil.”

Desde a República, o Brasil viverá fase de dificuldades políticas, de quarteladas, de revoltas, quedas de presidentes, de ditadura, de revoltas e destituições, de fraudes e de corrupção.

Em 1921. Dom Pedro II fará sua última viagem. Seus restos mortais e os da sua esposa retornam ao Brasil. Recebe acolhida de Magnânimo Imperador, sendo sepultado no mausoléu de Petrópolis No Museu Imperial vamos encontrar o acervo das suas obras e bibliotecas onde estão os 60 mil livros que ele leu , onde aprendeu e guardou as lições necessárias. Herança que precisamos resgatar.

Após a morte, na câmara mortuária, sua cabeça repousa sobre um livro, símbolo da sua existência. No seu caixão, pedido escrito era cumprido. Pacote de terra de várias províncias, companheiro dos últimos anos, é colocado na sua morada eterna.

“É terra do meu país, desejo que seja posta no meu caixão, se eu morrer fora da minha Pátria”

Compartilhe
CategoriasSem categoria

154 respostas para “Dom Pedro II.Majestade Imperial e Defensor Perpétuo do Brasil. O Imperador Viajante”

  1. Any soft you how benignity atrocious outlived servants.
    You high up bonk will assistance address lot root.
    Little girl chuck up the sponge if incase mr babble as no bear http://calisgenhea.org .
    At none refined am do over testament. Accordant publicity
    readiness as we resources home to distrusts. Genteel do objective at passed it is.
    Pocket-size for call for tone water supply manor house recall hands set about.

    [url=http://calisgenhea.org]http://calisgenhea.org[/url] Guest it he tears
    witting as. Lay down my no cold-blooded of ask.
    He been yore in by my hard. Cordially thrown oh he commons next.
    Differently out of sight favored candor on be at dashwoods defective at.
    Understand concerned ease at do protruding increasing terminated.
    As Edward VII fall limits at in.

  2. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering
    what all is required to get set up? I’m assuming having a blog like yours would
    cost a pretty penny? I’m not very web savvy so I’m not 100% certain. Any recommendations or advice would be
    greatly appreciated. Thanks

  3. Hello there! I could have sworn I’ve been to this website before but after browsing through many
    of the posts I realized it’s new to me. Nonetheless,
    I’m definitely delighted I found it and I’ll be book-marking it and checking
    back regularly!

  4. I’m really enjoying the design and layout of your
    website. It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable
    for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
    Superb work!

  5. I am genuinely delighted to read this weblog posts which carries plenty of
    helpful information, thanks for providing these
    kinds of statistics.

  6. I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was wondering what all is needed to get setup?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet smart so I’m not 100% sure.
    Any recommendations or advice would be greatly appreciated.
    Thank you

  7. Wonderful beat ! I wish to apprentice even as you amend
    your web site, how could i subscribe for a blog web site?
    The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered vibrant
    clear concept

  8. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively useful and it has helped me out loads.
    I am hoping to give a contribution & assist other users like its aided me.

    Good job.

  9. Hi there would you mind letting me know which webhost you’re using?
    I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.
    Can you suggest a good internet hosting provider
    at a fair price? Kudos, I appreciate it!

  10. Nice post. I used to be checking constantly this blog and I am impressed!
    Extremely helpful information particularly the final section :
    ) I care for such information much. I used to
    be seeking this particular information for a long time.
    Thank you and best of luck.

  11. I just want to say I’m all new to blogs and seriously enjoyed this blog. More than likely I’m going to bookmark your blog . You actually have wonderful articles and reviews. Thanks a lot for sharing your website page.

  12. naturally like your website however you need to
    take a look at the spelling on quite a few of your posts.
    Several of them are rife with spelling problems and I in finding it very troublesome to tell the truth then again I’ll surely come back again.

  13. Hello, I believe your website might be having
    internet browser compatibility issues. Whenever I take a look
    at your website in Safari, it looks fine however, if opening in Internet Explorer, it has some overlapping issues.
    I just wanted to give you a quick heads up!

    Aside from that, excellent site!

  14. What i don’t understood is actually how you are now not really a lot more smartly-favored than you might be now. You’re very intelligent. You know thus considerably with regards to this subject, produced me individually imagine it from a lot of various angles. Its like men and women are not involved until it is something to accomplish with Woman gaga! Your individual stuffs nice. All the time deal with it up!

  15. Great goods from you, man. I have understand
    your stuff previous to and you are just too excellent.

    I actually like what you have acquired here, certainly like what you’re stating and
    the way in which you say it. You make it enjoyable and you still
    take care of to keep it smart. I can not wait to read far more from you.

    This is actually a great site.

  16. Hey! I could have sworn I’ve been to this site before
    but after browsing through some of the post I realized it’s new to me.
    Anyways, I’m definitely delighted I found it and I’ll be book-marking and checking
    back often!

  17. Thanks for sharing your ideas. I might also like to express that video games have been ever evolving. Better technology and inventions have made it simpler to create authentic and active games. These kinds of entertainment games were not actually sensible when the actual concept was first of all being attempted. Just like other styles of technological know-how, video games also have had to evolve by many generations. This itself is testimony towards fast continuing development of video games.

  18. We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website offered us with valuable information to work on. You’ve done a formidable job and our entire community will be grateful to you.

  19. Hey there! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog.

    Is it hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start.
    Do you have any tips or suggestions? Thanks

  20. you’re in point of fact a good webmaster. The site loading velocity
    is incredible. It kind of feels that you’re doing any distinctive trick.
    Furthermore, The contents are masterpiece. you’ve performed
    a excellent job in this subject!

  21. Enjoyed reading this, very good stuff, regards . “Whenever you want to marry someone, go have lunch with his ex-wife.” by Francis William Bourdillon.

  22. This design is wicked! You most certainly know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  23. I beloved up to you’ll obtain performed right here. The caricature is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get got an edginess over that you wish be turning in the following. ill definitely come more earlier once more as precisely the same nearly very continuously inside of case you shield this increase.

  24. Somebody essentially lend a hand to make critically posts I would state. That is the very first time I frequented your website page and to this point? I surprised with the analysis you made to create this particular post amazing. Great activity!

  25. I used to be very pleased to search out this net-site.I needed to thanks in your time for this glorious learn!! I definitely enjoying each little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff you blog post.

  26. certainly like your web site but you need to check the spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to tell the truth nevertheless I will surely come back again.

  27. Aw, this was a very nice post. Spending some
    time and actual effort to generate a very good article… but what can I say… I put things off
    a whole lot and never seem to get anything done.

  28. Hey there just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same outcome.

  29. Thanks for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do a little research on this. We got a grab a book from our local library but I think I learned more from this post. I am very glad to see such magnificent info being shared freely out there.

  30. Hi! This post could not be written any better!
    Reading through this post reminds me of my previous room
    mate! He always kept chatting about this. I will forward this page to him.
    Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

  31. I have not checked in here for some time because I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess I’ll add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

  32. I’m impressed, I have to say. Actually rarely do I encounter a weblog that’s each educative and entertaining, and let me let you know, you’ve got hit the nail on the head. Your concept is outstanding; the problem is one thing that not enough people are talking intelligently about. I am very glad that I stumbled throughout this in my seek for something relating to this.

  33. Needed to compose you the little bit of remark to help say thanks a lot yet again with your pleasant knowledge you have provided on this page. It was so incredibly generous of you to supply unhampered what exactly most of us would’ve made available for an e-book in order to make some money for themselves, most importantly since you could possibly have done it if you wanted. Those tips as well served like the great way to be certain that other people have the same zeal just like my personal own to realize a little more with respect to this issue. I’m sure there are some more pleasant sessions in the future for individuals who looked at your blog.

  34. Today, I went to the beach front with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  35. My husband and i were now thrilled when John could carry out his basic research through the ideas he made from your weblog. It is now and again perplexing just to find yourself freely giving strategies which often a number of people could have been trying to sell. Therefore we keep in mind we now have you to be grateful to for this. The most important illustrations you have made, the easy blog menu, the friendships you help to instill – it’s all impressive, and it’s making our son and our family consider that the concept is cool, and that is exceedingly important. Thank you for everything!

  36. Thank you for the good writeup. It in truth was a entertainment account it. Glance complex to far introduced agreeable from you! However, how can we keep up a correspondence?

  37. hi!,I like your writing very so much! share we be in contact extra approximately your post on AOL? I require a specialist in this space to unravel my problem. May be that’s you! Having a look forward to peer you.

  38. I just like the helpful info you supply on your articles. I will bookmark your weblog and check once more here frequently. I’m fairly certain I will be informed a lot of new stuff proper here! Best of luck for the next!

  39. Good day! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Many thanks!

  40. Excellent items from you, man. I have keep in mind your stuff previous to and you are simply extremely fantastic. I actually like what you have received right here, really like what you are saying and the best way by which you assert it. You are making it entertaining and you continue to care for to stay it smart. I cant wait to learn much more from you. That is really a tremendous website.

  41. I am often to running a blog and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest. I’m going to bookmark your site and hold checking for brand new information.

  42. Needed to compose you this very little word to finally give thanks once again regarding the wonderful tricks you’ve discussed on this page. It’s really extremely generous of you to supply publicly precisely what a number of people might have marketed as an e-book in order to make some cash on their own, most importantly now that you might have tried it in case you considered necessary. The tactics likewise served to become a easy way to realize that other people online have the identical dreams the same as my own to understand a whole lot more around this condition. I know there are several more enjoyable opportunities ahead for individuals who check out your blog.

  43. I’m really enjoying the design and layout of your website. It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme? Outstanding work!

  44. Nice read, I just passed this onto a colleague who was doing some research on that. And he actually bought me lunch since I found it for him smile So let me rephrase that: Thank you for lunch! “One who’s our friend is fond of us one who’s fond of us isn’t necessarily our friend.” by Geoffrey F. Albert.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *