Jeanne d’Arc. Uma Donzela na Literatura.Guerreira da França

Jeanne d’Arc.Donzela que Redimiu a França

Analfabeta, pobre, camponesa, viveu menos de 20 anos, mas em pouco tempo muda as fronteiras de uma França dividida e sem esperanças. Não deixa escritos nem imagens; seus algozes procuram eliminar qualquer vestígio; o menor passo deve ser apagado. Nem cinzas devem restar como lembranças.

O tempo resgata injustiças. O imaginário popular cria mito que chega ao teatro, aos livros, ao cinema e à televisão. Heroína dos livros juvenis, cativa fãs. Novos leitores exigem detalhes; uma busca é necessária. Como iniciar o meu roteiro? Pelo início ou pelo final? O acaso vai decidir.

Seguindo as voltas preguiçosas do Rio Sena, curvas à esquerda, curvas à direita, desde Paris, chegamos a Rouen, a capital do Departamento Sena-Marítimo. A saga da “Pucelle d’Orleans” atrai milhares de curiosos e de turistas para essa cidade medieval. Casas típicas, estruturas de madeira, arquitetura enxamel, ruelas estreitas, quantos relatos em cada esquina, em cada praça. O “Gros Horloge” no Befroi, o mais antigo relógio da França, ainda marca as horas. O “Aitre St. Maclou” abriga um dos cemitérios medievais mais antigos da Europa; recorda os anos da peste negra, dos enterros coletivos das vítimas.

Seu martírio começa no Torreão, onde esteve presa. Capturada pelos Burguinhões, em Compiègne, em batalha para libertar Paris, foi vendida aos ingleses por uma fortuna, resgate de um rei, milhares de escudos. O Donjon, vestígio do antigo castelo edificado por Filipe Augusto em 1205, permanece como testemunha dos primeiros interrogatórios a que foi submetida.

No Palácio do Arcebispo, o inquérito continua. As atas, os documentos do processo, as assinaturas das testemunhas, dos padres e dos bispos, do seu confessor, permitem acompanhar as fases e reviravoltas do julgamento. O conjunto Catedral-Palácio Arcebispal representa a tradicional arquitetura religiosa da época. Subindo escadas, espiral estreita, ascendente, lá do alto da torre principal, a visão panorâmica da cidade medieval ainda fascina. Recorda imagens do ano de 1431.

Acompanhar audiovisual recente, circular pelos diversos aposentos onde todas as fases do procedimento civil e religioso aconteceram é retorno ao passado.

Domrémy é pequena aldeia da Alsácia-Lorena, onde Jeanne teria nascido em 1412. Piedosa, frequentadora da pequena igrejinha, teria escutado vozes, incluindo a de São Miguel. Palavras de ordem, onde sua missão é definida:

– Iniciar cruzada. Libertar a França da ocupação inglesa. Sagrar o Delfim, como o novo soberano. O Rei Carlos VII, do ramo Valois, apoiado pela facção Armagnac.

Vestida como homem, cabelo curto, cor vermelha segundo alguns, características das pessoas da região, recebe instrução militar de jovem capitão, que será seu fiel escudeiro. Mas, antes da partida precisa da permissão paterna e do pároco da igreja. O caminho é longo.

No Vale do Loire, região de fortalezas, de castelos, Chinon será a sua primeira etapa, o obstáculo inicial, onde com carta de recomendação deve obter a aprovação e o apoio de um delfim medroso e inseguro. Desconhecida por todos, em 1429, vestida como pajem, não se deixa enganar pelos cortesões, que simulam uma farsa. Entre eles, descobre escondido o verdadeiro delfim. O impostor, indicado como o seu soberano, é rejeitado pela mensagem trazida pelo Arcanjo São Miguel.

Ajoelhando-se, sinal de submissão, transmite ao futuro rei o teor da sua mensagem.

– Minhas vozes dizem que é hora de libertar Orléans, cidade sitiada e que está prestes a cair nas mãos das tropas do Duque da Borgonha e dos seus aliados ingleses.

Hora da despedida, do alto do penhasco, mesmo com parte do complexo militar destruído pelos anos, a vista de Chinon impressiona a quem vem de longe. Passando por Amboise, por Tours. Orléans aguarda a chegada da guerreira,

Com o apoio real, Jeanne vai comandar as tropas que tentam quebrar o bloqueio, tanto por terra como pelo rio. Usando armadura especial, com a flâmula de São Miguel nas mãos, galvaniza os esforços franceses. Os bastiões caem, um a um. Mesmo ferida num dos combates, retorna à luta, obtendo a sua maior vitória militar. A tomada de Orléans, último baluarte Valois, seria catastrófica

para a França e para as pretensões de Carlos VII. Recebida como heroína, passa a ser o símbolo de vitória para os soldados, uma entidade divina. A casa onde se hospeda na cidade ainda existe; preservada, é monumento nacional. Dentro do miticismo daqueles tempos, é considerada uma feiticeira pelos inimigos. Sua presença no campo de luta é certeza de vitórias para os soldados franceses, antes desanimados e sem comando firme.

Uma antiga profecia é repetida pela plebe: “Uma mulher amaldiçoou e desgraçou a França, uma donzela vai redimi-la”.

Lembrei Eleanor da Aquitânia, viúva de Rei francês; ao casar com soberano inglês, por herança, entrega terras e províncias francesas para o eterno inimigo do outro lado do Canal da Mancha. A Guerra dos 100 Anos, como consequência, só vai terminar com a sagração de Carlos VII. É a missão da nossa donzela.

Após Orléans, a tentativa de tomar Paris fracassa, mas o caminho para Reims está aberto. A tradição exige que os Reis da França sejam consagrados e ungidos na Catedral, famosa pelos vitrôs magníficos, onde poderes divinos são concedidos ao escolhido.

Jeanne d’Arc consegue a proeza de liberar a passagem. A França tem agora o Rei e a estabilidade tão aguardada. A burguesia da cidade festeja e paga as despesas do evento.

O deslocamento, no agora, compensa a fadiga e a pesquisa. Estamos seguindo o programa.

Depois da coroação, Carlos VII perde o interesse pelos combates. Jeanne, nas tentativas de retomar Paris, num dos encontros, em Compiègne, em 1430, perde a luta e cai em poder dos burguinhões. Sua liberdade é barganhada, mas o seu soberano não se interessa. Rouen será o seu destino fatal.

A donzela de Domrémy não teria 19 anos quando foi julgada e condenada. As atas são claras no descrever das etapas, das contradições, dos interesses em jogo. O nome do Bispo Cauchon aparece entre as assinaturas dos documentos. No futuro para os franceses, seu nome estará ligado a um animal imundo, o porco, como símbolo de perfídia e traição.

Condenada como herege, não pelos seus atos e convicções, talvez pelos trajes masculinos, por se opor aos interesses ingleses, será queimada em praça pública, bem ao lado do antigo mercado. Canteiro de flores, um cartaz indicativo do bucher sinaliza o local exato do martírio. Do velho mercado apenas ruínas das fundações sobraram como testemunhas mudas.

Por ordem do comandante inglês, pois Rouen estava sob domínio e ocupada por tropas da Inglaterra, suas cinzas, todos os resquícios, são jogados no Sena.

– A intenção era evitar romarias, não deixar imagem ou qualquer lembrança do ocorrido. O tempo apagaria qualquer recordação da pucelle. – As palavras surgiam ao acaso, ecos de 30 de maio de 1431, dia do martírio.

Ao contrário, mesmo não deixando traços físicos, nenhum retrato, sua morte fortalece o ânimo de toda a França. Aos poucos os ingleses perdem território, sendo expulsos, definitivamente, em 1453, depois de derrota em Castillon, perto de Bordeaux. A Guerra dos 100 Anos termina conforme desígnio de Jeanne d’Arc.

Carlos VII consolida o seu poder e apresenta qualidades estimuladas pela guerreira. A partir de 1456, seu interesse, para não ficar ligado a pessoa considerada herege pela Igreja, inicia processo de reabilitação da donzela que salvou a França.

No mesmo palácio episcopal, por pressão do Papa, reinquirindo as mesmas testemunhas, o processo é reaberto. Novas audiências, mais atas, outros juízes, revertem o julgamento. Poucos conhecem a reabilitação. Espetáculo em 4D, usando os mesmos espaços de todos os procedimentos, retira todas as dúvidas sobre o primeiro julgamento. As falhas nos procedimentos, reuniões e decisões sem a presença da acusada, a distorção das palavras, os interesses ingleses em mostrá-la como pessoa ligada ao demônio, uma blasfêmia. Razão para as suas derrotas militares, para demonstrar a ilegitimidade de soberano ungido sob influência dos entes diabólicos, forçaram a indecisão dos juízes. Henrique VI era o postulante inglês ao trono francês.

Exposição apresenta os livros, as peças, as cópias de quadros, os filmes produzidos ao longo dos séculos. Na peça Henrique VI, Shakespeare a chama de bruxa e suas vitórias ligadas aos demônios. Bernard Shaw a denomina de Santa Joana; Schiller a exalta como jovem mulher em Jungfrau;Ingrid Bergman,no papel da guerreira,deixa um clássico no cinema.

Em todas as línguas ela continua sendo lembrada. Nunca uma mulher fez tanto em tão pouco tempo.

Devido às lacunas das informações, muitos dos ditos não podem ser confirmados. O básico pode ser encontrado nas pesquisas efetuadas em Rouen, onde encontramos a maior parte da documentação confiável existente.

A partir de 1820 recupera prestígio na França, sendo a Santa Padroeira do país. Sua estátua a cavalo é encontrada em quase todas as praças da França. Sempre pintada na cor do ouro. Na guerra contra a Prússia, com a derrota, em 1870, a Alsácia-Lorena é tomada pelos alemães. Seu nome é de novo símbolo de resistência. Beatificada, em 1902, recebe a santificação em 1920.

Ao longo do roteiro estabelecido para descobrir a verdade, Rouen é onde ainda percebemos as energias deixadas por essa donzela. Vence preconceitos, contraria ordens de rudes generais, com confiança nas vozes conselheiras, sempre na fé para o Arcanjo Miguel. Transforma um delfim medroso, enfraquecido no poder, pusilânime no momento de resgatá-la, mas depois capaz de restabelecer o poder real e assim realizar o objetivo pelo qual morre numa fogueira. A maldição está rompida.A França está unida sob um único rei.

Compartilhe
CategoriasSem categoria

1.875 respostas para “Jeanne d’Arc. Uma Donzela na Literatura.Guerreira da França”

  1. [url=https://celebrex200.com/]celebrex[/url] [url=https://antabuse250.com/]antabuse[/url] [url=https://albendazoletablets.com/]buy albendazole[/url] [url=https://buyzithromaxonline.com/]zithromax azithromycin[/url] [url=https://tadacip2019.com/]tadacip[/url]

  2. [url=http://celebrex200.com/]celebrex[/url] [url=http://tadacip2019.com/]tadacip cipla[/url] [url=http://antabuse250.com/]buy antabuse[/url] [url=http://albendazoletablets.com/]where to buy albendazole[/url] [url=http://buyzithromaxonline.com/]buy zithromax online[/url]

  3. [url=https://buyzithromaxonline.com/]buy generic zithromax[/url] [url=https://albendazoletablets.com/]albendazole 400mg[/url] [url=https://tadacip2019.com/]tadacip 20[/url] [url=https://celebrex200.com/]celebrex 200 mg[/url] [url=https://antabuse250.com/]antabus[/url]

  4. [url=http://tadacipbest.us.com/]tadacip[/url] [url=http://colchicine.in.net/]colchicine[/url] [url=http://antabusebest.us.org/]cost of antabuse[/url] [url=http://buycialis.us.com/]going here[/url] [url=http://allopurinolgenericbuy.com/]zyloprim[/url] [url=http://buypaxil.us.com/]paxil 10mg[/url] [url=http://azithromycin.in.net/]azithromycin[/url] [url=http://baclofenbest.us.org/]baclofen medication[/url] [url=http://baclofen.in.net/]baclofen online[/url] [url=http://vardenafilgenericbuy.com/]vardenafil tablets[/url]

  5. [url=https://albendazoletablets.com/]albendazole[/url] [url=https://celebrex200.com/]celebrex[/url] [url=https://buyzithromaxonline.com/]buy zithromax[/url] [url=https://antabuse250.com/]antabuse 500mg[/url] [url=https://tadacip2019.com/]tadacip[/url]

  6. [url=https://celebrex200.com/]celebrex 200mg[/url] [url=https://albendazoletablets.com/]albendazole 400mg[/url] [url=https://antabuse250.com/]buy antabuse online no prescription[/url] [url=https://buyzithromaxonline.com/]zithromax online[/url] [url=https://tadacip2019.com/]tadacip[/url]

  7. [url=http://zithromaxgenericbuy.com/]CHEAP ZITHROMAX[/url] [url=http://buymobic.us.com/]cheap mobic[/url] [url=http://buycialis.us.com/]generic cialis[/url] [url=http://furosemide.in.net/]furosemide 20mg[/url] [url=http://avodartbest.us.com/]Avodart[/url] [url=http://tadacipbest.us.com/]tadacip[/url] [url=http://advairbest.us.com/]price of advair[/url] [url=http://cafergot.in.net/]next page[/url] [url=http://baclofenbest.us.org/]Baclofen 10 Mg[/url] [url=http://kamagrabest.us.org/]kamagra[/url]

  8. You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something which I think I would never understand. It seems too complex and extremely broad for me. I’m looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

  9. PhɑrmaEurope.net sells real legit anabolic stеroids.
    All theikr stuff is authentic and of very high
    quality –
    here you cann buy testosterone, anadrol, trenbolone, human growth hormone, cʏtоmel,
    T3, and more wіthout prescгiption

  10. [url=http://valtrexoffers.us.org/]valtrex generic cost[/url] [url=http://robaxin.us.org/]robaxin without script[/url] [url=http://prednisone365.us.com/]Buy Prednisone[/url] [url=http://buytorsemide.us.com/]torsemide 10 mg[/url] [url=http://lisinoprilwithoutprescription.science/]click here[/url] [url=http://orlistatbest.us.com/]orlistat canada pharmacy[/url] [url=http://prednisonegenericonline.com/]PREDNISONE[/url] [url=http://propecia365.us.com/]Propecia Without Prescription[/url] [url=http://amoxicillin500.top/]amoxicillin 500[/url]

  11. [url=https://buystromectolonline.com/]stromectol[/url] [url=https://lisinoprilhydrochlorothiazide.com/]hydrochlorothiazide[/url] [url=https://motilium10mg.com/]buy motilium online[/url] [url=https://azithromycin500.com/]azithromycin[/url] [url=https://prednisolone5mg.com/]discount prednisolone[/url]

  12. After study a few of the blog posts on your website now, and I truly like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Pls check out my web site as well and let me know what you think.

  13. [url=https://lowinterestpersonalloans.us.com/]low interest personal loans[/url] [url=https://advancepayday.us.com/]payday advances[/url] [url=https://personal-loans.us.com/]personal loan no credit check[/url] [url=https://personallending.us.com/]online payday loan instant approval[/url] [url=https://cashadvanceloans.us.com/]cash advance usa[/url]

  14. [url=https://personalloans2019.com/]personal loan[/url] [url=https://creditloansguaranteedapproval.com/]credit loans guaranteed approval[/url] [url=https://onlineloans2018.com/]loan after bankruptcy[/url] [url=https://carloan2018.com/]car loan[/url] [url=https://loanswithbadcredit2018.com/]loans with bad credit[/url]

  15. [url=https://cashadvanceloans.us.com/]cash advance loans[/url] [url=https://personallending.us.com/]payday lending[/url] [url=https://paydayloanss.us.com/]online payday loans no credit check[/url] [url=https://loanswithnocredit.us.com/]loans with no credit[/url] [url=https://lowinterestpersonalloans.us.com/]low interest personal loans[/url]

  16. [url=https://lisinoprilhydrochlorothiazide.com/]hydrochlorothiazide[/url] [url=https://buystromectolonline.com/]stromectol buy[/url] [url=https://motilium10mg.com/]motilium over the counter[/url] [url=https://azithromycin500.com/]azithromycin 500[/url] [url=https://prednisolone5mg.com/]buy predislone tablets[/url]